Tecnologia é aliada na gestão de facilities em shoppings centers

Entenda como a tecnologia pode facilitar a gestão de facilities em shoppings centers por meio de softwares especializados.

06/05/2022

Aprox. 5 minutos de leitura.

Com uma estrutura física complexa e alta circulação de pessoas, os shoppings centers exigem uma operação eficiente para oferecer serviços de qualidade para os clientes, fornecedores e colaboradores. Um desafio diário para a gestão de facilities, que pode ter o seu trabalho facilitado com o auxílio da tecnologia.

Por meio de softwares e a integração de dispositivos, a operação é otimizada e os múltiplos serviços que precisam ser realizados - como controle de acesso, manutenção de equipamentos, segurança patrimonial, limpeza, etc - ganham processos mais eficientes.

Mas, para entender as vantagens de investir em um sistema informatizado, é preciso entender ainda qual é o papel da gestão de facilities em shopping center.

Quais os benefícios da gestão de facilities em shopping center?

Os shoppings centers se tornaram um dos principais espaços de convivência nos centros urbanos. Além de fazer compras e buscar opções de lazer, os clientes encontram também uma ampla gama de serviços fundamentais.

Por isso, é necessário que os empreendimentos ofereçam conforto e segurança para os visitantes. E, claro, também espera-se que a administração do shopping center tenha eficiência na sua gestão e reduza gastos desnecessários.

Esse cenário é diretamente impactado pela gestão de facilities, que resulta no aumento na produtividade dos funcionários, maior eficiência nos serviços prestados e uma entrega de melhor qualidade.

Por que investir em um sistema de gestão de facilities?

A grandiosidade dos shoppings centers exige que as tarefas diárias da operação ocorram de maneira assertiva. Os gestores precisam estar atentos a muitos detalhes, como manutenção, limpeza, controle de acesso e segurança - uma tarefa que não é simples, especialmente quando se utiliza muitos serviços terceirizados.

Uma das formas de otimizar essa operação é centralizar os dados em um sistema único, de forma a agilizar a coleta de informações e organizar as ordens de serviço. Com isso, a administração diminui a burocracia e toda a papelada que os processos envolvem, além de poder padronizar o serviço com maior facilidade.

Sendo assim, um sistema de gestão de facilities oferece:

  • Maior controle na operação e produtividade das equipes;
  • Organização das ordens de serviço e tarefas;
  • Agilidade na manutenção preventiva da estrutura e equipamentos;
  • Padronização de rotinas e procedimentos;
  • Diminuição da necessidade de manutenção corretiva;
  • Monitoramento remoto das instalações;
  • Relatórios gerenciais completos.

Além disso, vale destacar que a informatização é uma importante porta de entrada para o uso inteligente da Internet das Coisas (IoT). Com a integração dos dispositivos, a empresa pode usufruir dos alertas automáticos para monitorar equipamentos e fluxo de pessoas com maior eficiência.

Esses benefícios tornam os softwares de gestão de facilities uma ferramenta estratégica na administração de shoppings centers. Mas, exige também uma equipe especializada e procedimentos bem definidos, a fim de gerar a redução de custos e aumento de produtividade esperados pela gestão do empreendimento.

Como escolher o sistema de gestão de facilities?

Para usufruir de todas as vantagens que um sistema de gestão de facilities pode oferecer, a administração do shopping center deve priorizar um software que atenda às necessidades da empresa de forma assertiva.

Alguns quesitos, como uso intuitivo, disponibilidade em versão mobile e acompanhamento de processos em tempo real, são fundamentais.

Para isso, escolher uma empresa que atue como uma integradora de soluções é a melhor alternativa, já que é possível encontrar um sistema que atenda à complexidade da operação de um shopping center com mais eficiência.

Conheça a SETE Serviços

A SETE Serviços é uma empresa de tecnologia especializada em promover soluções inovadoras para otimizar a gestão de empresas, contratos e serviços.

Com uma equipe especializada em levantamento e análise de requisitos, a empresa desenvolve soluções personalizadas para atender às demandas dos seus clientes de forma integral.

O resultado são sistemas de alto valor agregado com foco em redução de custos, simplificação de processos e monitoramento constante de todas as atividades desenvolvidas.

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