10 relatórios de gestão de facilities que você precisa conhecer

Explore a gestão de facilities e seus benefícios para eficiência e redução de custos em empresas. Leia mais!

26/01/2024

Aprox. 13 minutos de leitura.

Aumentar a produtividade e motivação, melhorar a eficiência energética, promover a sustentabilidade, reduzir custos e garantir um ambiente seguro para clientes e colaboradores. Essas são algumas das metas buscadas por empresas de diversos setores em todo o mundo para se tornarem mais competitivas.

Neste cenário, a gestão de facilities destaca-se como um pilar indispensável para assegurar o funcionamento contínuo e eficiente de todos os processos internos. Contudo, por ser um setor que ainda engatinha no Brasil, não é incomum encontrar aqueles que ainda não veem a gestão de facilities como uma aliada estratégica do negócio.

O resultado desta falta de confiança é a dificuldade em aprovar mudanças nos processos e orçamentos para investimentos fundamentais na área. Mas, como demonstrar a importância dos facilities para a organização? A resposta está nos relatórios de gestão que, se bem estruturados, vão apresentar os resultados alcançados de forma clara e precisa.

Neste artigo, vamos desbravar a importância dos relatórios de gestão de facilities e apontar alguns que são fundamentais na rotina de qualquer gestor que deseja potencializar seus resultados. Continue a leitura!

Importância dos relatórios na gestão de facilities

Os relatórios constituem a espinha dorsal da estratégia de gestão de facilities. Eles garantem que tudo funcione de maneira eficiente, não apenas atendendo às necessidades dos clientes, colaboradores e gestores, mas também controlando custos de forma eficaz.

Com uma abordagem estratégica, os relatórios auxiliam na:

  • visão integrada de todos os processos;
  • antecipação de problemas;
  • otimização de recursos;
  • aumento da produtividade;
  • tomada de decisão embasada em dados;
  • conformidade da empresa com regulamentações;
  • monitoramento de desempenho mais eficiente.

A seguir, confira alguns dos principais relatórios que todo gestor de facilities deve conhecer:

1. Relatório de tarefas e atividades

Esse é o principal relatório que o gestor de facilities deve consultar periodicamente. O documento traz a listagem de todas as tarefas e atividades planejadas para a equipe durante um período determinado de tempo. Ele pode ser diário, semanal, quinzenal, mensal ou de acordo com a necessidade específica de cada empresa. 

Entre as informações que podem constar neste relatório, estão:

  • Descrição da tarefa;
  • Local onde a atividade será realizada;
  • Data e horário para realização da tarefa;
  • Tempo necessário para a conclusão da demanda;
  • Recursos necessários para a atividade;
  • Possíveis custos associados;
  • Status da tarefa (pendente, em andamento, concluída, etc).

2. Relatórios de custos

No relatório de custos, o gestor de facilities tem um controle detalhado de todos os custos que envolvem a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e instalações. O documento pode incluir informações como:

  • Custos de mão-de-obra nas atividades;
  • Custos de peças e suprimentos;
  • Custos de manutenção preventiva;
  • Custos de manutenção corretiva;
    Listagem de equipamentos inativos e período;
  • Dados sobre tempo de vida útil e desempenho sobre equipamentos.

3. Relatório de Manutenção Preventiva

O relatório de manutenção preventiva traz a descrição de todas as atividades que envolvem a manutenção preventiva de equipamentos e instalações da empresa. Normalmente, ele traz dados como:

  • Equipamentos, instalações e sistemas que passaram pela manutenção;
  • Data, hora e local da atividade;
  • Nome do responsável pela manutenção preventiva;
  • Descrição da tarefa realizada, incluindo atividades correlacionadas, como limpeza, teste e lubrificação;
  • Análise das condições dos equipamentos, instalações e sistemas, incluindo avisos sobre riscos e necessidade de manutenção corretiva.

4. Relatório de Manutenção Corretiva

Em complemento ao anterior, o relatório de manutenção corretiva reúne as demandas que envolvem a manutenção corretiva de equipamentos e instalações, com dados como:

Equipamentos, instalações e sistemas que passaram pela manutenção;

Data, hora e local da atividade;

Nome do responsável pela manutenção corretiva;

Descrição da tarefa realizada, incluindo motivo do reparo, o que precisou ser substituído, quais ferramentas foram utilizadas, etc.

Análise das condições dos equipamentos, instalações e sistemas, incluindo lembrete para manutenção preventiva futura.

5. Relatório de Ocorrências

Outro relatório fundamental na gestão de facilities é o de ocorrências, que permite uma análise das causas e tomada de decisão mais assertiva baseada em dados. O documento traz um panorama completo de todos os incidentes ocorridos, desde os mais simples (como goteiras e vazamentos) aos mais graves (como incêndios).

Ele também é importante para a organização ter um registro detalhado de todas as ocorrências, uma iniciativa fundamental para fins de auditoria. O relatório de ocorrências pode incluir:

  • Data, hora e local da ocorrência;
  • Tipo de incidente;
  • Status da gravidade da ocorrência;
  • Descrição de ações tomadas para resolução;
  • Nomes dos colaboradores e/ou times envolvidos;
  • Custos envolvidos na resolução do incidente;
  • Consequências na operação da organização.

6. Relatório de Desempenho Energético

Melhorar a eficiência energética é um objetivo comum na maioria das organizações. Para isso, ter um relatório de desempenho energético é uma medida fundamental para saber quais ações devem ser tomadas. Esse relatório traz informações como:

  • Taxas de consumo de energia total;
  • Taxas de consumo de energia por unidade de área;
  • Tendências de consumo de acordo com o período de tempo;
  • Dados e análises de equipamentos e sistemas de energia, como tempo de atividade, eficiência e informações sobre manutenção dos mesmos;
  • Ações necessárias para melhorar a eficiência energética e análise de resultados dessas iniciativas.

7. Relatório de Disponibilidade de Equipamentos

Ao verificar se os equipamentos estão disponíveis quando necessários, o relatório de disponibilidade de equipamentos permite um monitoramento da eficácia das manutenções preventivas e corretivas. Entre as informações destacadas neste relatório, pode-se destacar:

  • Tempo de atividade dos equipamentos;
  • Períodos de inatividade (planejados e não planejados);
  • Tempo de resposta dos técnicos de manutenção;
  • Números de chamados de serviço;
  • Dados de eficiência energética, capacidade, confiabilidade, etc dos equipamentos.

8. Relatório de uso dos espaços

O relatório de uso dos espaços é fundamental para entender quando, como e porque um determinado espaço está sendo utilizado, além de ajudar na identificação de melhorias futuras nesse sentido. Entre as informações trazidas no documento, podemos citar:

  • Metragem e localização dos espaços;
  • Quantas pessoas usam o espaço, com qual finalidade e por quanto tempo;
  • Quais áreas estão sendo utilizadas de forma ineficiente;
  • Qual a disponibilidade dos espaços e níveis de ocupação em relação ao que é previsto ou esperado.

9. Relatório de inspeção

O relatório de inspeção traz a descrição de atividades realizadas durante a ronda nas instalações. Realizada de forma periódica, essa inspeção é fundamental para garantir a detecção precoce de ocorrências e rápida implementação de medidas preventivas. Entre os dados encontrados no documentos, podemos destacar:

  • Data, local e hora da inspeção;
  • Nome do responsável pela inspeção;
  • Atividades realizadas durante a inspeção;
  • Análise das condições gerais das instalações e seu funcionamento;
  • Verificação do estoque de equipamentos, materiais e suprimentos;
  • Identificação de possíveis riscos e necessidade de reparos.

10. Relatório de satisfação do cliente

Com uma amostra significativa de respostas, o relatório de satisfação do cliente auxilia na percepção da qualidade e eficácia dos serviços prestados, além de auxiliar na identificação de áreas de melhoria. Esse documento inclui informações relativas a:

  • Experiência do cliente com o atendimento da empresa;
  • Impressões a respeito da limpeza das instalações e manutenção dos equipamentos;
  • Dados sobre a eficácia dos serviços e resolução de problemas.

Tecnologia amplia possibilidades na Gestão de Facilities

Com o avanço da tecnologia, os gestores de facilities têm uma gama de ferramentas poderosas para gerar esses e outros relatórios.

São dezenas de opções de softwares de gestão que podem ser exploradas, permitindo uma visão detalhada de cada aspecto da manutenção. Essas ferramentas não apenas simplificam o processo, mas também potencializam a capacidade de análise e planejamento estratégico.

Entre as opções do mercado, o Sistema Maestro é uma plataforma completa desenvolvida pela SETE para a gestão de facilities e multisserviços, incorporando funcionalidades para planejamento, execução, controle e monitoramento de todas as atividades administrativas e de campo.

A ferramenta acompanha a performance dos negócios de forma 100% digital, presencial ou remota, reduzindo as falhas na gestão e na execução de atividades, identificando oportunidades e ganhos e, com isso tudo, otimizando e agilizando os processos de decisão.

Confira alguns dos principais benefícios do Sistema Maestro:

  • Avaliação da performance dos contratos
  • Mais eficiência com redução de custos
  • Melhoria na comunicação com os clientes
  • Redução de riscos
  • Avaliação de desempenho dos colaboradores
  • Treinamento personalizado dos colaboradores, com foco em desempenho
  • Gestão em tempo real e em ambiente único
  • Visão holística e integrada de todos os processos

E, claro, tudo isso pode ser registrado e analisado de forma personalizada através de relatórios, que proporcionam uma visão ampla de todos os projetos e equipes para uma gestão mais estratégica.

Quer conhecer mais sobre todas as funcionalidades do Maestro?

Entre em contato conosco e receba um atendimento personalizado para as suas necessidades.

Continue acompanhando o blog da SETE para saber mais sobre a gestão eficiente de empresas e acompanhe-nos no Instagram, Facebook e LinkedIn.

Blog SETE

Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.

Loading...

Conteúdo relacionado

02/02/2024

O que é e qual o conceito de gerenciamento integrado de facilities?

Acompanhe o artigo para saber mais sobre o gerenciamento integrado de facilities (IFM), as vantagens desse modelo e como implementá-lo no seu negócio.

12/01/2024

05 tendências da gestão de facilities para 2024

Acompanhe no artigo cinco tendências de gestão de facilities para implementar na sua empresa em 2024 e garantir destaque no mercado.

15/12/2023

Backlog na Manutenção: o que é e qual sua importância na gestão

Saiba o que é backlog, qual a sua função nas empresas e por que é importante contar com esse indicador na gestão de manutenção de ativos.

24/11/2023

Melhores práticas para evitar falhas mecânicas

Acompanhe o artigo para saber mais sobre as falhas mecânicas e confira as melhores práticas para evitar essas ocorrências na sua organização.

10/11/2023

04 motivos para fazer um plano de manutenção

Acompanhe no artigo os principais benefícios que o plano de manutenção pode trazer para o crescimento da sua empresa.

20/10/2023

Estratégias para uma implementação bem-sucedida de um software de gestão

Acompanhe os passos essenciais para realizar uma implementação de software de gestão bem-sucedida e confira os desafios que fazem parte do processo.