O que é gestão ágil de projetos?

Confira no artigo o que é gestão ágil de projetos, quais suas vantagens e desvantagens e como implementar essa metodologia na empresa.

16/12/2022

Aprox. 9 minutos de leitura.

A rotina das organizações tem se tornado cada vez mais agitada e com prazos apertados. Nesse sentido, realizar a gestão ágil de projetos é uma maneira eficiente de lidar com demandas gradualmente maiores, prazos reduzidos e clientes exigentes.

Se a sua organização ainda não investe na gestão ágil e não conhece os benefícios que ela pode trazer para os projetos, continue acompanhando o artigo que preparamos! 

O que é a gestão ágil de projetos?

Mais conhecida como metodologias ágeis, a gestão ágil de projetos é um conjunto de estratégias elaboradas para otimizar os processos e etapas de entrega de um projeto, buscando maior eficiência e rapidez.

Esta abordagem, que surgiu na indústria de softwares como alternativa aos métodos tradicionais de gerenciamento, atualmente é implementada nos mais diversos setores.

É importante ressaltar que a gestão ágil de projetos não é focada apenas na redução do tempo investido nos projetos, mas também na agilidade de entrega de valor ao cliente.

Esta metodologia é concretizada por meio da criação de ciclos curtos de desenvolvimento, com mensuração de desempenho, e da entrega de tarefas ao final de cada ciclo.

Por defender que o planejamento e a execução das tarefas sejam mais dinâmicas, a gestão ágil reduz as dificuldades burocráticas que podem atrasar ou paralisar o andamento dos projetos.

Dentre os exemplos de gestão ágil de projetos, destacamos as mais utilizadas pelas empresas:

  • SCRUM;
  • Kanban;
  • Nexus;
  • Lean;
  • Scaled Agile Framework (SAFe).

Gestão ágil de projetos: vantagens e desvantagens

Como mencionamos, a gestão ágil de projetos é adotada por empresas de diferentes segmentos, pois esta metodologia oferece diversas vantagens quando incorporada à rotina de trabalho das organizações.
Mas apesar da rapidez na adoção da gestão ágil, as empresas precisam, antes de tudo, entender que essa metodologia também oferece algumas desvantagens.

Compreender todas as inconveniências da gestão ágil ajuda os gerentes de projetos a evitarem possíveis falhas, além de possibilitar a escolha de uma estratégia de gestão de projetos mais adequada.

Confira a seguir as principais vantagens e desvantagens da gestão ágil de projetos:

  • Vantagens:
  1. Ganhos em agilidade: menos processos burocráticos e melhor distribuição das responsabilidades entre as equipes resulta em autonomia para que os profissionais desenvolvam tarefas simultaneamente.
  2. Maior transparência na comunicação entre a equipe: os objetivos e metas são comunicados de forma clara e descomplicada, garantindo que cada colaborador compreenda seu papel no processo.
  3. Entregas contínuas: a definição de prazos para a conclusão de pequenas tarefas ao fim de cada ciclo garante entregas contínuas para o cliente.
  4. Maior flexibilidade para mudanças no projeto: a rotina de reuniões possibilita a criação de novas ideias e a realização de testes. Esta troca de informações pode ser utilizada em outros produtos ou serviços, além de estimular as equipes a buscarem novas soluções para os problemas.
  5. Experiência mais alinhada com as expectativas do cliente: o cliente participa ativamente no projeto, trazendo suas ideias em cada etapa de entregas. Esta interação próxima garante que o resultado final seja o mais próximo possível das expectativas do cliente.
  • Desvantagens:

1 - Maior dispersão das equipes

As metodologias ágeis trazem maior liberdade e independência para as equipes. Contudo, a falta de processos pode resultar na dispersão dos times.

Seguir em frente sem documentos suficientes ou uma visão clara do resultado final do projeto dificulta o foco e a mensuração do progresso.

Por isso, na gestão ágil de projetos é importante encontrar formas de mensurar o crescimento e compartilhar os avanços com toda a equipe.

2 - Entregas incrementais que prejudicam projetos de longo prazo

A realização de entregas incrementais na gestão ágil de projetos permite respostas mais rápidas e o lançamento de produtos no mercado com maior velocidade.

No entanto, esta característica pode prejudicar projetos de longo prazo, pois nessa metodologia, não existe uma fase formal de design.

Dessa forma, as equipes nem sempre saberão como serão os próximos ciclos de entrega e os resultados finais, fatores que podem prejudicar a previsão de custo, tempo e outros recursos necessários ao iniciar um novo projeto.

A solução para este impasse pode estar na determinação de itens prioritários em cada sprint (reunião) e no desenvolvimento de cada um desses itens. 

3 - Dificuldade de manter uma constância de colaboração 

Para funcionar corretamente, a gestão ágil de projetos exige uma colaboração constante e grande dedicação de tempo, além de comprometimento dos times.

As equipes devem estar disponíveis para realizar os testes diários e precisam se comprometer a assinar e aprovar todas as fases do projeto e garantir o envolvimento do cliente.

Para manter a colaboração constante de todos os membros, vale utilizar um quadro Scrum que auxilia no alinhamento dos times e ajuda a reunir a equipe regularmente.

Como aplicar a gestão ágil?

Agora que você já sabe o que é gestão ágil de projetos e conheceu suas vantagens e desvantagens, é hora de conferir como aplicar essa metodologia na sua organização.

1 - Documente o planejamento e os objetivos a serem alcançados

Ao adotar a gestão ágil de projetos, é importante documentar as expectativas, pontos a serem abordados, resultados esperados, entre outros aspectos.

Por isso, neste primeiro momento, vale definir:

  • prazos;
  • etapas;
  • profissionais responsáveis;
  • atividades;

Entre outros pontos que facilitem o alinhamento com as equipes.

2 - Treine a equipe e esclareça os motivos da adoção das metodologias ágeis

Os profissionais que compõem a equipe devem receber orientações e entender os motivos que levaram a escolha da gestão ágil de projetos, ainda mais se for a primeira vez que essa metodologia está sendo utilizada na empresa ou com aquele time.

3 - Oriente o cliente quanto a entrega dos resultados do projeto

Nas metodologias ágeis, o cliente está envolvido no processo e deve ser informado e orientado quanto o desenrolar do projeto, o que está sendo desenvolvido e como será entregue.

Gostou de conhecer mais sobre a gestão ágil de projetos e entender como ela pode ajudar o seu negócio?

No blog da SETE Serviços, você encontra diversos outros conteúdos voltados à gestão de empresas, organização de processos, gerenciamento de contratos e muito mais!

Clique aqui para acessar nosso blog e ficar por dentro de tudo sobre o universo dos sistemas corporativos.  

Blog SETE

Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.

Loading...

Conteúdo relacionado

02/02/2024

O que é e qual o conceito de gerenciamento integrado de facilities?

Acompanhe o artigo para saber mais sobre o gerenciamento integrado de facilities (IFM), as vantagens desse modelo e como implementá-lo no seu negócio.

26/01/2024

10 relatórios de gestão de facilities que você precisa conhecer

Explore a gestão de facilities e seus benefícios para eficiência e redução de custos em empresas. Leia mais!

12/01/2024

05 tendências da gestão de facilities para 2024

Acompanhe no artigo cinco tendências de gestão de facilities para implementar na sua empresa em 2024 e garantir destaque no mercado.

15/12/2023

Backlog na Manutenção: o que é e qual sua importância na gestão

Saiba o que é backlog, qual a sua função nas empresas e por que é importante contar com esse indicador na gestão de manutenção de ativos.

24/11/2023

Melhores práticas para evitar falhas mecânicas

Acompanhe o artigo para saber mais sobre as falhas mecânicas e confira as melhores práticas para evitar essas ocorrências na sua organização.

10/11/2023

04 motivos para fazer um plano de manutenção

Acompanhe no artigo os principais benefícios que o plano de manutenção pode trazer para o crescimento da sua empresa.