Por que utilizar tecnologia na gestão da manutenção?

Confira os principais benefícios que a tecnologia traz para a gestão da manutenção.

23/09/2022

Aprox. 9 minutos de leitura.

A gestão da manutenção é caracterizada pelo conjunto de processos e estratégias que possam garantir um funcionamento adequado dos equipamentos da empresa.

É um cuidado de suma importância pois tratam-se de ativos fundamentais para o sucesso do negócio, o que demanda grande atenção do gestor para acompanhar o desempenho do setor de manutenção.

Não só por conta do papel óbvio desses equipamentos para o funcionamento do negócio, mas também pelo seu papel na redução de custos e prevenção de gastos para corrigir falhas, que seriam facilmente previstas com uma gestão adequada.

A exemplo do que acontece em outras áreas da indústria, a gestão da manutenção pode ser otimizada com o auxílio da tecnologia. Já se fala bastante sobre o assunto em menções à Indústria 4.0, um conceito que ganhou ainda mais relevância no cenário pandêmico e estimula a adoção de soluções tecnológicas.

Mas, como utilizar a tecnologia a favor da gestão da manutenção? Esse é o assunto que vamos abordar neste artigo. Continue a leitura!

Tecnologia na gestão da manutenção: quais os benefícios dessa união?

Para falarmos sobre o impacto de soluções tecnológicas na gestão da manutenção, precisamos entender primeiro alguns aspectos sobre essa área tão importante nas empresas.

Existem três tipos de manutenção:

  • preventiva: planejamento de revisões periódicas;
  • corretiva: reparos em falhas que já ocorreram;
  • preditiva: monitoramento dos indicadores dos ativos e antecipação de problemas.

Quando temos um padrão de excelência na gestão dos ativos, esses três tipos de manutenção são levados em conta, com atenção especial à preventiva e à preditiva. Isso porque elas agem no campo da prevenção e reduzem os custos referentes a tempo e recursos da empresa, além de aumentar a produtividade da equipe.

Uma das medidas para que elas se tornem ainda mais eficazes é agregar a tecnologia na coleta de dados e nas inspeções periódicas, tornando essa parte da gestão mais ágil, fácil e intuitiva. Com isso, os processos são automatizados e os profissionais envolvidos nesta demanda podem investir esforços em outras tarefas.

Agora, vamos conferir mais detalhes sobre os benefícios de utilizar a tecnologia na gestão da manutenção:

1) Redução de gastos e prejuízos

Equipamentos que quebram e precisam ser consertados ou substituídos representam um enorme prejuízo financeiro. Afinal, muitas vezes tratam-se de ativos extremamente onerosos, além de impactarem diretamente a produtividade dos colaboradores quando precisam ficar parados.

Por isso, investir em soluções tecnológicas para potencializar o desempenho dessas máquinas e tornar o trabalho da equipe de manutenção mais assertivo pode representar uma considerável redução de custos para a empresa.

Ao manter um cronograma de revisões periódicas e evitar que falhas prejudiquem a operação, as organizações podem experimentar um aumento de 30% na eficiência desses equipamentos. Isso porque o uso da tecnologia de maneira estratégica também aumenta a vida útil do ativo, reduz os riscos e diminui o tempo médio de reparo.

2) Controle assertivo sobre os ativos

Um dos principais benefícios do uso da tecnologia na gestão da manutenção é ter uma coleta de dados mais eficiente, o que também permite um controle assertivo sobre os ativos.

Com isso, o gestor terá maior precisão através de ferramentas inteligentes diversas, como o uso de sensores para medir informações relevantes dos equipamentos, como temperatura e consumo de energia.

3) Menos erros

A tecnologia também é uma aliada no dia a dia das equipes no que diz respeito à diminuição dos erros envolvidos na rotina de operação. Com processos bem definidos e o auxílio de ferramentas que coletam dados em tempo real, por exemplo, o gestor tem uma visão mais clara de tudo o que acontece.

Com isso, ele melhora sua tomada de decisão e tem mais controle sobre os ativos, o que favorece um monitoramento mais assertivo e menos propenso a erros.

4) Mais confiabilidade nos ativos

Uma das medidas de desempenho dos ativos é a confiabilidade, que pode ser descrita como a capacidade que um ativo tem de desempenhar uma função específica de acordo com as condições estabelecidas para tal.

Para que uma empresa aumente a confiabilidade dos seus equipamentos, uma peça fundamental é ter uma gestão assertiva e um monitoramento adequado das tarefas que envolvem esse ativo.

É mais um exemplo de um quesito diretamente beneficiado pela tecnologia. Com soluções pensadas para aumentar o desempenho das máquinas e minimizar os erros, a confiabilidade dos equipamentos também aumenta. Especialmente quando há um investimento com a automação de ações preventivas.

5) Processos automatizados

Já abordamos aqui a importância da automatização de processos na gestão da manutenção. Para que essa mudança seja incorporada de forma ágil, a tecnologia também colabora com ferramentas que auxiliem o gestor na organização das tarefas das equipes de manutenção.

Um exemplo são as rotinas de inspeção, que precisam seguir um cronograma rígido para cumprir seu principal objetivo. Com soluções tecnológicas para esse fim, os colaboradores podem desempenhar suas tarefas com mais tranquilidade e o gestor tem a certeza de ter uma forma efetiva para mensurar a produtividade da equipe.

Outro exemplo dos benefícios de automatizar os processos é o seu papel no planejamento de novas ações e mudanças na agenda. Quando feitas de forma mais organizada, essas demandas melhoram a comunicação interna e facilitam o controle financeiro, já que será possível prever os gastos.

Gestão da manutenção com a Sete Serviços

Agora que você já conhece os benefícios de utilizar a tecnologia na gestão da manutenção, chegou a hora de conhecer as soluções que a Sete Serviços pode oferecer nesse sentido.

A empresa atua com o Sistema Maestro, uma ferramenta exclusiva, que permite o gerenciamento de clientes, fornecedores, processos e equipes conforme os padrões da LGPD e requisitos de Compliance, Saúde, Meio Ambiente e Segurança.

Além disso, o Sistema de Gestão de Ativos (SGA) realiza o apoio ao planejamento e emissão de ordens de serviço, o registro de toda a evolução das atividades em campo e o monitoramento estratégico da execução das tarefas.

Seja qual for o tipo de manutenção que sua empresa precisa, as metodologias e tecnologia de alto valor agregado atendem às necessidades específicas de cada projeto, com atenção a cada detalhe.

Entre em contato e conheça mais sobre as soluções da Sete Serviços na gestão da manutenção.

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