Entenda a importância da gestão de ativos para o sucesso da empresa

Bens que a organização deve controlar, os ativos devem ser gerenciados de forma assertiva, garantindo um produto/serviço mais competitivo no mercado.

11/03/2022

Aprox. 8 minutos de leitura.

Para quem gerencia uma empresa, é fundamental saber a importância da gestão de ativos!

Afinal, estamos falando de um conjunto de ações para o controle dos bens, que contribui para disponibilizar produtos ou serviços mais competitivos no mercado.

Mas, de primeira, pode parecer um pouco complicado entender como fazer isso de forma assertiva. Preparamos um guia explicativo que vai te ajudar!

Afinal, o que são os chamados “ativos”?

Considerando dos itens materiais ao que está apenas em nível intelectual, os ativos são todos e quaisquer bens que a organização tem e deve controlar.

A nomenclatura está relacionada à norma técnica ISO. Para identificar melhor do que se trata, confira alguns exemplos do que é considerado um ativo da coorporação:

  • Conhecimento e experiência;
  • Contratos;
  • Equipamentos de TI;
  • Ferramentas;
  • Máquinas;
  • Matéria-prima.

O que significa, então, a gestão de ativos?

A gestão de ativos acompanha toda a trajetória dos bens, da compra ao descarte. Por isso, é fundamental considerar as informações e os valores envolvidos.

Até porque esses pontos precisam convergir com os dados registrados no sistema da corporação. Só assim será possível controlar corretamente a entrada, as reposições e a saída.

Qual a importância de aplicar a gestão de ativos nas empresas?

Os primeiros passos da gestão de ativos acontecem antes mesmo da compra de um item. Isso porque é importante avaliar a necessidade do material e se o investimento valerá a pena. Nesse caso, os responsáveis devem ponderar os gastos, as oportunidades e os perigos.

A prática é imprescindível na rotina de uma empresa, já que envolve o objetivo de atingir o maior valor com os bens.

Assim, é preciso identificar como irão devolver a quantia direcionada para as aquisições, de maneira que os gestores estabeleçam suas expectativas com cada um dos ativos.

Quais são os impactos positivos da gestão de ativos?

Não é novidade que as empresas precisam conhecer e manter o valor do seu patrimônio. E a gestão de ativos é uma aliada nesse processo. Afinal, a prática torna isso possível, fazendo com que os itens trabalhem em prol da organização.

Ou seja, esse tipo de gestão é muito positiva por contribuir para a geração de lucros, até mesmo quando os ativos não são utilizados diretamente no dia a dia.

Acompanhamento das finanças

Com a gestão de ativos, as finanças recebem mudanças interessantes. Afinal, as ações realizadas tornam possível a identificação de circunstâncias em que um valor está sendo gasto de maneira desnecessária.

Naturalmente, a partir da revisão da quantia direcionada, uma economia pode acontecer. Ou, então, o dinheiro tem chance de ser realocado para outros aspectos, que estão precisando de mais investimento.

Apoio com a manutenção

Como mencionado anteriormente, os equipamentos e as máquinas são alguns dos itens presentes na gestão de ativos. E o controle deles colabora para que os gestores identifiquem quando a necessidade de conserto ou o prazo de validade está próximo.

Nesse sentido, a prática também resulta em um apoio na manutenção. Afinal, ao acompanhar a durabilidade de uma peça, por exemplo, fica mais fácil saber até quando poderá ser utilizada. E, também, solicitar uma substituição em tempo.

Nesse caso, os serviços não precisarão ser pausados por falta de material. E nem dinheiro será perdido pelo risco de não entregar um produto ou suprir uma demanda.

Controle de estoque

Não saber o que está em estoque pode ocasionar a perda de dinheiro pela compra equivocada de certos itens.

Portanto, a gestão de ativos é fundamental para o controle de tudo o que está presente na empresa. Assim, nenhuma quantia será direcionada para a aquisição de algo que está sobrando.

Para citar um exemplo, diante da necessidade de substituição de uma peça, os responsáveis conseguem checar se a mesma está disponível (e onde).

Já se não existir um acompanhamento, um investimento desnecessário pode ser realizado, enquanto outro setor da empresa poderia utilizar o valor para algo importante.

3 passos para uma gestão de ativos assertiva

Você já entendeu o que é a gestão de ativos e o quanto a prática transforma a rotina e o crescimento das organizações.

Então, é preciso saber como realizar esse procedimento de maneira eficiente. Confira três passos simples:

1. Identificar todos os ativos

Naturalmente, não existe outra forma de iniciar do que listar todos os ativos da corporação. Afinal, só será possível geri-los se souber quais e quantos são. Nesse processo, é importante incluir os diferenciais e as particularidades de cada um.

2. Contar com uma equipe qualificada

O controle não será possível se os trabalhadores não estiverem cientes da importância e de como realizá-lo corretamente.

Portanto, os gestores precisam ter à disposição uma equipe altamente capacitada. Uma forma de alcançar esse objetivo é proporcionar cursos e treinamentos frequentes.

3. Ter suporte tecnológico

Por fim, aproveitar os benefícios da tecnologia é, praticamente, uma lei na gestão de ativos. Isso porque o procedimento será mais assertivo e prático se realizado com uma ferramenta especializada.

Afinal, esses softwares centralizam os dados, disponibilizam detalhes atualizados e otimizam as atividades. Nesse caso, é imprescindível que as informações estejam corretas no sistema. Ou, então, toda a operação corre o risco de ser comprometida.

Portanto, a escolha da plataforma é uma etapa cuidadosa, sendo preciso ponderar todas as funcionalidades, além de considerar o que mais se enquadra nas necessidades da empresa.

Não perca tempo e dinheiro com plataformas ineficazes

Para ter uma boa gestão de ativos, os responsáveis precisam conhecer profundamente as ferramentas disponíveis para não optarem por uma que não seja suficiente.

A escolha errada pode ocasionar a perda de dinheiro e tempo. Sendo que o desperdício desses elementos custa caro para o crescimento das empresas.

Agilize e otimize o dia a dia da sua empresa com soluções inovadoras

Se você quer contar com uma alternativa que solucione as demandas da sua empresa, conheça a SETE Serviços!

Desenvolvendo soluções inovadoras para a melhoria da gestão de contratos, empresas e serviços, trabalhamos com as práticas mais eficazes presentes no mercado.

Para receber uma proposta que atenda às necessidades da sua corporação, clique aqui!

 

Blog SETE

Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.

Loading...

Conteúdo relacionado

02/02/2024

O que é e qual o conceito de gerenciamento integrado de facilities?

Acompanhe o artigo para saber mais sobre o gerenciamento integrado de facilities (IFM), as vantagens desse modelo e como implementá-lo no seu negócio.

26/01/2024

10 relatórios de gestão de facilities que você precisa conhecer

Explore a gestão de facilities e seus benefícios para eficiência e redução de custos em empresas. Leia mais!

12/01/2024

05 tendências da gestão de facilities para 2024

Acompanhe no artigo cinco tendências de gestão de facilities para implementar na sua empresa em 2024 e garantir destaque no mercado.

15/12/2023

Backlog na Manutenção: o que é e qual sua importância na gestão

Saiba o que é backlog, qual a sua função nas empresas e por que é importante contar com esse indicador na gestão de manutenção de ativos.

24/11/2023

Melhores práticas para evitar falhas mecânicas

Acompanhe o artigo para saber mais sobre as falhas mecânicas e confira as melhores práticas para evitar essas ocorrências na sua organização.

10/11/2023

04 motivos para fazer um plano de manutenção

Acompanhe no artigo os principais benefícios que o plano de manutenção pode trazer para o crescimento da sua empresa.